O artigo "Assistente social e tecnologias de informação de Márcio Antunes da Silva, este que é assistente social pela UEL, Mestre em Serviço Social e Políticas Sociais na UEL, aborda a utilização das tecnologias de informação pelos assistentes sociais.
O objetivo do autor é trazer a discussão sobre a Tecnologia de Informação e como esta deve ser aplicada no decorrer do trabalho dos assistentes sociais.
Segundo Silva a tecnologia de informação surge da necessidade que o sistema capitalista impõe. Este proporciona mudanças na vida das pessoas, pois é uma ferramenta que interfere no processo de produção, fazendo com que tenha um aumento na produtividade. Por outro lado, esse fator acentua ainda mais a questão social que é facilmente detectada em uma de suas expressões: o desemprego. Apesar das tecnologias de informação serem importantes nos dias atuais, uma parte da população não tem acesso, ficando assim excluída deste sistema.
Para o autor, o trabalho do assistente social requer este instrumento para subsidiar a sua pratica profissional, porém é preciso que este tenha cuidado quanto à forma a ser utilizada, pois o profissional deve executar suas ações sempre com uma visão crítica.
Finalmente concluímos que a tecnologia de informação apesar das vantagens e desvantagens é positiva porque traz avanços a sociedade. No entanto o profissional de Serviço Social não pode ser um mero operador desse sistema, ele necessita se apropriar dessa tecnologia de forma crítica para não correr o risco de ficar descartado desse mundo tecnológico e conseqüentemente do mercado de trabalho.
Resenha: Assistente social e tecnologias de informação, Silva, Márcio Antunes da. Serviço Social em Revista, volume 6 nº 1 jul/dez 2003.
3 comentários:
O grande perigo da tecnologia de informação é a forma como será utilizada. No entanto é de suma importância que o profissional não perca a capacidade de desenvolver uma visão crítica, para isso faz -se necessário que busque sempre reconhecer as dimensões teórico-metodológica, ético-político e técnico-operativo respeitando o código de ética da profissão focando-se sempre na lei 8662 que regulamenta a profissão, embasando-se nessas teorias que fundamentam a prática profissional poderá melhor utilizar este instrumento.
Aluna: Ivaneide
A tecnologia da informação é mais uma das ferramentas que o assistente social precisa aprender dominar, observando sempre com cuidado em benefício dos usuários aos quais presta atendimento, atentando sempre cuidado com a ética profissional , a Lei que regulamenta a profissão e despertar para a visão crítica...
Aluna: Sandra Patrícia
O Assistente Social não pode ser um mero operador dessas tecnologias, deve sim utiliza-las, porem sem deixar de ter a visão critica!
Aluna: Erica
Postar um comentário