segunda-feira, 18 de abril de 2011

Resumo: O que são Sistemas de Informações

É um sistema especializado no processamento e na comunicação de dados ou informações e são formados por um conjunto de módulos de comunicação, memórias e de processadores interligados entre si por meio de um protocolo comum. São constituídos por dois elementos: coleção de objetos(físicos) e a relação entre eles, fazendo com que funcionem como organismos.  Porem de nada adiantaria todo investimento em equipamentos, se as pessoas não estivessem capacitadas para aceitar e usa-los  de forma adequada, dessa forma, as pessoas também são parte integrante deste  sistema.
No discorrer do texto, o autor dá definição a vários elementos.
Dado, Informação e Conhecimento: Dados são armazenados em arquivos como seqüência de bites e podem ser transformados em informação por meio da interpretação das pessoas. O conjunto de informações interligadas e relacionadas transforma em conhecimentos.
Modelo de Comunicação: A comunicação é feita por meio da conectividade de 4 elementos: emissor, receptor, canal e protocolo.
- O emissor é quem emite dados;
- O receptor recebe estes dados;
- Estes dados são transmitidos através do canal de comunicação (meio físico)
- Protocolo é a linguagem comum entre o emissor e receptor, ambos devem ter conhecimento do protocolo.
            Memória: é um dispositivo físico que armazena os dados por um determinado período, seja ele curto ou longo.
            Processador: é um mecanismo responsável em transformar dados de entrada em dados de saída.
            Modelo de Controle: todos os seres, sejam eles reais ou virtuais, processam dados e informação para um determinado objetivo, seja para se comportarem de forma defensiva, inerte ou ainda ofensiva. Este comportamento é resultado da existência do modulo de controle no organismo.
O modulo de controle é composto por 4 elementos básicos: Alvo, Realimentação, Referencia ou objetivo a ser atingido e o Comparador.
O autor utiliza o sistema nervoso do corpo humano como exemplo de sistema de informação, dizendo que este talvez seja o mais complexo e perfeito que exista.




Aluna: Erica Takahara

sábado, 16 de abril de 2011

Filme "Rede Social"

 Relacionando o filme com os outros conteúdos discutidos em sala , observamos que podemos relacionar a questão da informatização.
O foco do filme é a relação da inclusão social, a príncipio um garoto muito inteligente , mas pouco popular resolve criar um site de relacionamento, onde  pessoas com interesses semelhantes poderiam manter-se em contato.
 No filme são discutidas vantagens e desvantagens, pois, por trás desse garoto surgiram interesses financeiros de outras pessoas .
    Na área de atuação do assistente social, vem a tona essa problemática , pois ao mesmo tempo que a tecnologia da informação agiliza e otimiza esse processo de trabalho em rede, há que se cuidar do sigilo , porque o usuário deve ser respeitado e também temos que trabalhar seguindo o código de ética, para que a privacidade do usuário não seja exposta.
 Por essa razão devemos ficar atentos,não podemos negar que é um ferramenta muito precisa , contudo oferece certos riscos , por isso precisamos saber como usá-la para não gerar transtornos e/ ou constrangimentos.
 Ser conscientes que precisamos acompanhar a tecnologia que é o instrumento imposto pelo sistema, mas saber trabalhar com outros meios, para que não haja imprevistos.


 Filme apresentado em sala de aula no dia 07/04/2011, pelo professor márcio, sobre o facebook ( rede social).
 Reflexão sobre tecnologia e atuação na área de serviço social...

O Impacto da Internet na Sociedade

A tecnologia de informação é uma exigência do sistema capitalista, ela modifica os modos de produção e a maneira de se trabalhar, dessa forma um dos requisitos atuais para a inserção de trabalhadores no mercado de trabalho é conhecer e dominar as tecnologias de informação, devendo estar sempre atualizado, pois esse processo se altera e atualiza com muita rapidez.
Com o profissional de Serviço Social não é diferente, porém o que  fará a diferença serão as estratégias que os profissionais adotarão na sua atuação profissional. A tecnologia de informação é essencial na prática profissional, no entanto o que não se pode perder jamais é o valor desses profissionais enquanto efetivadores dos direitos sociais que tem como compromisso a luta por  uma sociedade mais justa e igualitária

Mattos, A. C. M.- Sistema  de Informação : Uma visão executiva.
O Impacto da Internet na Sociedade
No Mundo virtual, o que importa são as idéias, não as pessoas

Aluna: Ivaneide

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Palestra sobre Gestão da Informação e IRSAS





No dia 31 de Março de 2011, recebemos a presença da Assistente Social- Gerente de Gestão da Informação da Prefeitura Municipal de Londrina, Sra. Samia Mustafa para conduzir uma palestra sobre Gestão da informação e IRSAS.
O IRSAS (Informatização da Rede de Serviços da Assistência Social) é um sistema de cadastro e controle e sua utilização destina-se a todas as entidades socioassistenciais governamentais e não governamentais do município.
Conforme Mustafa, aqui em Londrina, este sistema começou a se desenvolver a partir de 2005 e atraves dele épossivel compartilhar informações com as entidades que atendem pessoas pela rede de serviços, dessa forma, tornando possivel uma constante atualização dos dados dos usuarios. Porem, cada rede tem um grupo de acesso, ou seja, nem todos possuem acesso â todos os dados, apenas o que é pertinente.
O Serviço Social não pode ficar alheio aos avanços das tecnologias de informação. O IRSAS por exemplo, é um dos instrumentos de trabalho que o assistente social precisa se apropriar, pois atraves deste é possivel realizar registro de atendimento, avaliação de vulnerabilidades, controles dos serviços, vigilancia social, etc. Contudo, é sempre bom lembrar que o profissional não pode ser um mero operador de sistemas, é preciso apropriar destes sistemas sempre de forma crítica.  


Aluna: Erica Akemi Takahara

 

Template by:

Free Blog Templates