No dia 12 de Maio de 2011 foi realizada no anfiteatro do CESA, o primeiro debate com representantes dos trabalhadores e membros da Frente Nacional contra a Privatização no SUS sobre "Modelos de Gestão no SUS" em defesa da saúde publica de Londrina e Região.
Foi convidada para iniciar as falas da noite, a Professora Doutora Maria de Fátima Siliansky, médica, docente do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da UFRJ e IESC, que abordou a questão do financiamento da saúde publica, os impactos causados pelo advento do neoliberalismo no contexto atual, a saúde como mercadoria, elencou também o surgimento das OS, Oscips e das Fundações.
Nesta noite, tivemos também a explanação do membro do Sindiprevs PR, Sindicato dos Servidores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social, o Sr. Helio de Jesus na qual abordou os impactos causados na sociedade com a criação das Fundações, relatou os diversos casos de corrupção na saúde em diversos estados brasileiro.
Foi convidado para a fala, Sr Bernardo Pilotto, Servidor do HC/UFPR e diretor do Sinditest, Sindicato dos Trabalhadores do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná, que abordou sobre a falta de recursos para os Hospitais Universitários, sobre a “satanização” do que é publico, ou seja, para ratificar ainda mais a idéia de que tudo que é publico é ruim, tendo como pretesto para a privatização e terceirização dos serviços.
A situação atual da saúde publica de Londrina é caótica. É preciso que o Estado assuma suas responsabilidades e proporcione aos cidadãos aquilo que foi reconhecido como direito pela Carta Magna, ou seja, a Saúde
0 comentários:
Postar um comentário